Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9390
Título: Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB
Autor(es): Lima, Edilma Agostinho de
Palavras-chave: Educação
Cidadania
Jovens e Adultos
Data do documento: 2014
Resumo: Esta pesquisa aborda a importância da educação de jovens e adultos (EJA) para a melhor formação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e no aumento da autoestima no meio social. Tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos e professores na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada constou de uma análise documental da literatura de Educação de Jovens e Adultos (EJA), as políticas públicas e suas propostas pedagógicas na EJA, no Brasil. A pesquisa prática aconteceu na Escola Municipal Estelina Leopoldina de Oliveira, localizada em Cuitegi – PB, onde é ministrado o 2º segmento para jovens e adultos. Foram aplicados questionários, com perguntas divididas em duas etapas: a 1ª com perguntas relacionadas aos desafios (dificuldades) desses alunos estarem na escola e o que eles esperam aprender; a 2ª diz respeito às possibilidades de estarem ali e o que desejam conseguir através do estudo. Os envolvidos na pesquisa têm dificuldade em retornar aos estudos e no letramento, mas a EJA oferece oportunidade àqueles que não tiveram a chance de ter uma formação na idade certa. As expectativas dos sujeitos dessa pesquisa são de adquirir mais conhecimento, cursar uma faculdade, ter melhor condição de vida pessoal e profissional, pois, convivem no ambiente de trabalho, com pessoas de nível médio e superior e se sentem desfavorecidos na convivência social, nas dificuldades de fala, escrita e leitura. Os professores afirmam que os estudando possuem muitas dificuldades para permanecer na EJA, mas estão sempre dispostos a aprender. Dizem ainda que, manter os alunos motivados e interessados no processo de ensinoaprendizagem, também é um desafio do educador da EJA, pois a evasão escolar nesta modalidade de ensino é muito grande. Dentre as sugestões elencadas para aprimorar esta modalidade de ensino, podemos citar: incentivar educadores e educandos, dando mais assistência à formação acadêmica, e, juntos, superar os entraves encontrados dentro da educação de jovens e adultos; aumentar as oportunidades de EJA, com a ampliação de vagas e mais pessoal preparado para atender aos educandos; divulgar políticas públicas de EJA para que a sociedade diminua o preconceito sobre as pessoas que estão se alfabetizando nesse momento e que estes sejam valorizados no âmbito familiar, profissional e social; e mobilizar a sociedade frente ao poder público para fazer valer os seus direitos e formar cidadãos críticos, pensantes, capazes de conhecer e decidir sobre seus direitos e deveres.
Descrição: LIMA, E. A. de. Desafios encontrados pelos docentes e discentes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Cuitegi - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9390
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Agostinho de Lima.pdf4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.