Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9399
Título: Memória e identidade: a construção da personagem Ludovica em Teoria Geral do Esquecimento de José Eduardo Agualusa
Autor(es): Silva, Jobson Soares da
Palavras-chave: Identidade
Memória
Teoria Geral do Esquecimento
Data do documento: 2015
Resumo: Esta pesquisa aborda a relação entre literatura e identidade, a partir da esfera da memória, no romance Teoria geral do esquecimento, do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Para tanto, parte da investigação da construção identitária da personagem Ludovica, no contexto conturbado da Luanda pósguerra, em 1975. Na tentativa de se resguardar de uma sociedade que tenta desordenadamente se reestabelecer, Ludo isola-se por trinta anos em seu apartamento, vivenciando as memórias de múltiplos outros personagens, na busca por uma nova identidade. Na ficção de Agualusa, esse fator é o pressuposto da crença no próprio indivíduo e no questionamento de como ela é construída, ou reconstruída, a partir das ruínas que restaram de um povo, de uma pessoa e seu passado. A memória é, neste sentido, o único e mais forte recurso na busca por essa identidade. Estrangeira, em um país devastado pelos efeitos da guerra, é através da memória que Ludovica tenta sistematizar as suas histórias em intersecção com as histórias do povo angolano. Para fins de análise, os procedimentos metodológicos selecionados para o levantamento dos dados englobam a leitura e o mapeamento do romance, a observação da construção da protagonista Ludo e a discussão da relação entre memória, esquecimento e identidade, baseados nos pressupostos teóricos de autores como Bauman (2005), Candau (2012), Candido (2004), Hall (2006), Laraia (1997), Perrot (2010), Ricoeur (2008) dentre outros. Assim, observa-se que os meandros da memória promovem a reflexão da personagem sobre si mesma, sobre o outro, sobre as ruínas que metaforizam experiências humanas conflituosas.
Descrição: SILVA. J. S. da. Memória e identidade: a construção da personagem Ludovica em Teoria Geral do Esquecimento de José Eduardo Agualusa. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9399
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jobson Soares da Silva.pdf385.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.