Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9401
Título: O Som e a Fúria, de Willim Faulkner: uma leitura psicanalítica
Autor(es): Costa, Lucinéa de Fátima Guedes
Palavras-chave: Aspectos psicanalíticos
Análise literária
O Som e a Fúria
Data do documento: 2015
Resumo: O presente trabalho apresenta uma leitura sobre alguns aspectos psicanalíticos a partir da interpretação da obra O Som e a Fúria, de William Faulkner; através de uma pesquisa bibliográfica – dentre a qual expomos conceitos psicanalíticos afirmados por Freud (1923), e também uma ressalva a técnica de produção literal do ―fluxo de consciência‖ – e uma análise interpretativa sobre a referida obra de Faulkner. A fim de nesta comprovar a existência desses aspectos, partimos em um roteiro no qual aludimos o contexto de vida de Faulkner; o fluxo de consciência como técnica; discutimos a obra ―Arte e Psicanálise‖ de Tânia Rivera (2005), e os termos da psicanálise clássica (Ego, Id, Superego e Complexo de Édipo) de Freud (1923); e, realizamos uma leitura psicanalítica da obra O Som e a Fúria. Dessa forma, traçamos uma coesão não só de aspectos psicanalíticos mais literários, como também de disciplinas como Psicologia e Literatura. Com a pretensão de expandir o estudo literário a uma relação interdisciplinar com a psicologia.
Descrição: COSTA, L. de F. G. O Som e a Fúria, de William Faulkner: uma leitura psicanalítica. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9401
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucinéa de Fátima Guedes Costa.pdf697.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.