Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9404
Título: | Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos? |
Autor(es): | Souto, Roselita Carneiro de |
Palavras-chave: | Novas tecnologias Educação Aprendizagem Escola |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abordar a questão das novas tecnologias na melhoria do processo de ensino aprendizagem. Visa discutir como essas tecnologias podem melhorar ou não o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Partindo do ponto de vista de que a tecnologia é uma realidade na maioria das escolas brasileiras, faz-se necessário repensar sobre a prática, a formação e o papel do educador frente ao uso destas ferramentas. No decorrer do trabalho abordaremos também questões como: As TICs realmente contribuem no processo de ensino-aprendizagem ou apenas mascara o ensino tradicional? Qual o papel do educador frente a estes novos desafios? Sabemos que só a disponibilização destas ferramentas não vai garantir uma boa qualidade de ensino e nem tampouco de aprendizagem significativa, entretanto elas podem servir como fonte de diferentes conhecimentos e culturas estimulando a interatividade e colaboração, sendo assim cabe aos envolvidos neste processo ser comprometido, competente, critico, aberto às mudanças e consciente não só das possibilidades da tecnologia, mas qual a melhor forma de utilizá-la e explorá-lanum determinado conteúdo, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho ainda conterá resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola do interior da Paraíba com alguns professores e alunos mostrando como as TICs vêm sido usada em sala de aula, bem como o ponto de vista dos mesmos sobre a inclusão destes recursos em sala. |
Descrição: | SOUTO, R. C. de. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem: melhorias ou conservação de métodos?. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9404 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roselita Carneiro de Souto.pdf | 162.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.