Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9410
Título: Orientação sexual na adolescência: o docente como orientador
Autor(es): Silva, Yasmin Pontes da
Palavras-chave: Adolescência
Orientação sexual
Sexualidade
Docência
Data do documento: 2015
Resumo: A exposição precoce dos jovens a conteúdos erotizados, as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce são alguns dos problemas que permeiam a adolescência, aumentando a preocupação da inserção do diálogo acerca da sexualidade no âmbito escolar. Este diálogo está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como tema transversal, e destaca o motivo pelo qual a escola deve incorporar o tema ao trabalho pedagógico. Este estudo objetiva propor uma preparação adequada e eficiente que permita o professor atuar como orientador sexual com eficácia nesta fase, que ele possa compreender a sexualidade como algo inerente ao ser humano e que, nesse sentido, não há como negar as suas manifestações na escola, embora não exista uma preparação na formação acadêmica do professor sobre o assunto. A metodologia utilizada na realização deste artigo foi de pesquisa bibliográfica qualitativa analítica. Os resultados de uma boa orientação sexual na adolescência podem amenizar o impacto do tempo perdido, visto que muitas famílias privam seus filhos da educação sexual doméstica, pelo valor negativo atribuído a sexualidade, por acreditarem que os filhos são “assexuados”, por considerarem que o diálogo antecipa a prática sexual e por se sentirem despreparados e tímidos em tratar do assunto que talvez nunca tenha sido discutido quando eram adolescentes. Esperamos com este estudo contribuir com o desenvolvimento da educação sexual nas escolas, consideradas espaços privilegiados para a aprendizagem e realização de reflexões de temas socialmente relevantes. Como também para a reflexão dos docentes quanto ao seu papel.
Descrição: SILVA, Y. P. da. Orientação sexual na adolescência: o docente como orientador. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9410
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmin Pontes da Silva.pdf557.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.