Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9415
Título: E- social - as inovações nas rotinas do departamento de pessoal nas empresas e os seus impactos
Autor(es): Ribeiro, Roseli dos Santos
Palavras-chave: E-Social
Mudanças
Departamento pessoal
Arquivo digital
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Com o surgimento das novas ferramentas de gestão, o Brasil se prepara para acompanhar uma nova etapa, a era digital na qual aparece a Escrituração Digital Social, onde através de um único arquivo digital todas as informações relacionadas a folha de pagamento, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais serão repassadas de forma eficiente fechando todas as lacunas nas tentativas de fraudes para os órgãos fiscalizadores. Esse ambicioso projeto tem como foco principal atender as necessidades que envolvem a Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal e Previdência Social, com a promessa de consolidar e unificar as obrigações acessórias ligadas a folha de pagamento em um único envio. Portanto, buscando evidenciar as dificuldades encontradas para se colocar em prática o SPED Social, além de ressaltar os impactos das inovações dentro das rotinas do departamento de pessoal das empresas de maneira que as informações consistentes se tornem relevantes para o governo e os órgãos fiscalizadores. Procurando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica e através de um estudo de caso profundo com abordagem quantitativa e qualitativa, onde foram analisadas e relatadas as inovações trazidas pelo e-Social já posta em prática dentro do departamento de pessoal de uma empresa de contabilidade. Os resultados alcançados mostram que as empresas precisam investir em capital humano para proporcionar uma melhor qualidade no serviço prestado nesse período de transição. Procurar estar sempre de acordo com as legislações, trabalhistas, previdenciárias e tributárias parametrizados as informações que ocorrerá de forma tempestiva evitando assim as possíveis penalidades.
Descrição: RIBEIRO, R. dos S. E- social - as inovações nas rotinas do departamento de pessoal nas empresas e os seus impactos. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9415
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseli dos Santos Ribeiro.pdf656.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.