Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9429
Título: O processo de mudança funcional da Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Tambor, Campina Grande - PB
Autor(es): Farias, Almir Cláudio de
Palavras-chave: Geografia Urbana
Campina Grande
Bairro do Tambor
Viabilidade Econômica
Data do documento: 20-Fev-2014
Resumo: O Bairro do Tambor, especialmente a Avenida Assis Chateaubriand, em Campina Grande PB encontra-se em um processo de mudança funcional, ocasionado principalmente pela sua localização estratégica - próximo aos Distritos Industrial e Mecânico, ao aeroporto e liga o centro da cidade à saída para Pernambuco. O bairro surgiu principalmente com a finalidade de servir de moradia aos trabalhadores vindos de outras regiões da cidade, de cidades circunvizinhas e da zona rural, para trabalharem nas indústrias instaladas no Distrito, com a política desenvolvida pela SUDENE nos anos de 1960, assumindo a função predominantemente residencial nos seus primórdios. A partir da década de 1970, com a descentralização o bairro começa a atrair empresas de diferentes segmentos comerciais presentes em áreas centrais da cidade, de outras cidades paraibanas e até de bandeira internacional como exemplo a Volvo Caminhões. Por conta de sua infraestrutura e boa localização, próximo aos distritos e aeroporto,o Tambor liga-se ao anel rodoviário da alça sudoeste (via de acesso dos carros vindos do Sertão com destino ao Litoral), feira de gado e exposição de animais e ainda possibilita o acesso principalmente às cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama famosas pelo comércio de confecções. Com base no exposto buscar-se-á analisar a paisagem atual do bairro do Tambor, seus fluxos de comércio, trânsito de pessoas na avenida em dias alternados na sua principal artéria a Avenida Assis Chateaubriand, como forma de entender esse viés comercial que está ocorrendo, aliado às percepções de alguns moradores mais antigos, com relação a essa mudança.
Descrição: Farias, A. C. de. O processo de mudança funcional da Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Tambor, Campina Grande - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9429
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Almir Cláudio de Farias.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.