Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9435
Título: Seleção de variedades crioulas de feijão vigna para produção de grãos verdes
Autor(es): Gertrudes Júnior, Natanael Alves
Palavras-chave: Feijão verde
Modelos mistos
Melhoramento Genético
Agroecologia
Data do documento: 2014
Resumo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata [L.] Walp.) é uma leguminosa de ampla distribuição mundial encontrada principalmente nas regiões tropicais, cujas características edafoclimáticas assemelham-se às do seu provável centro de origem, a África. No Brasil, o feijão-caupi é mais cultivado nas regiões Norte, principalmente no Nordeste o qual, tem uma grande importância como fonte geradora de emprego e renda e, constitui-se em um dos principais componentes da alimentação humana, estando entre as principais culturas de subsistência, em virtude do elevado teor proteico e energético. Está região é rica em cultivares tradicionais, as quais ainda são muito cultivadas, principalmente por pequenos e médios produtores, que produzem suas próprias sementes. Esse germoplasma possui uma variabilidade genética imensurável. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho foi realizar a seleção de variedades crioulas de feijão caupi para produção de grãos verdes (PG). O material experimental utilizado no presente trabalho é proveniente de uma coleção de variedades crioulas, proveniente do banco comunitário de sementes da comunidade Lagoa do gravatá, localizado no município de Lagoa Seca-PB, os dados do experimento foram submetidos a uma análise via Modelos Mistos utilizando o programa SELEGEN. Verificou-se uma herdabilidade (0,71) e acúracia seletiva (0,84) elevadas, indicando a predominância do controle genético na expressão do caráter PG e condição favorável a seleção. O valor genotípico da PG variou de 1072,67 a 441,77g, com média geral de 620,56g. Quando se avalia os 4 melhores genótipos a nova média atinge 1011,82g, o que representa um ganho genético de 63% em relação a média original, e evidencia o potencial destas linhagens em serem liberadas como novas cultivares.
Descrição: GERTRUDES JÚNIOR, N. A. Seleção de variedades crioulas de feijão vigna para produção de grãos verdes. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2014. [manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9435
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NATANAEL ALVES GERTRUDES JÚNIOR.pdf903.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.