Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9447
Título: A história da riqueza na literatura realista brasileira: O Cortiço em foco
Autor(es): Maciel, Siônio Gomes
Palavras-chave: Literatura
Realismo
Aluísio de Azevedo
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: Entre os elementos principais abordados neste trabalho estão: a perspectiva de usar como referência os princípios norteadores do movimento estético denominado Realismo, oriundo da Europa desde o século XIX. E procedermos com um exame comparativo com o fazer literário brasileiro, sob o mesmo principio estético. O que deverá relevar algo sobre as particularidades desse fazer literário com seus procedimentos inertes, ou seja, as habilidades do autor estudado no que tange às questões e problemáticas de seu país, que de modo ou outro condicionaram o seu escrever. Metodologicamente considerar-se aqui a adequação que o autor faz dos princípios estilísticos e o que precisamente aparece como resultado na sua escrita de O Cortiço, que conteúdo ele traz ou oferece aos seus leitores. Para isso, tomamos um aspecto que nos parece central na obra o Cortiço, escrita por Aluísio de Azevedo, a qual seja a convivência muito próxima entre o explorado e o explorador, no que diz respeito às relações econômicas, ou seja, nosso objeto de consideração e exame nesta obra: a história da riqueza do personagem João Romão que é a história dorsal do livro, a acumulação de riqueza em um país “semicolonial”.
Descrição: MACIEL, Siônio Gomes. A história da riqueza na literatura realista brasileira: O Cortiço em foco. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9447
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SIÔNIO GOMES MACIEL.pdf568.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.