Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9455
Título: Discalculia no cotidiano escolar: análise na formação inicial do pedagogo
Autor(es): Sales, Marília de Souza
Palavras-chave: Formação do professor
Discalculia
Aprendizagem
Jogos
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O papel do professor é essencial na aprendizagem do aluno, pois sua formação e atuação são fatores essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. É de conhecimento geral dos docentes que há vários alunos que apresentam dificuldades com o manuseamento e aplicações da matemática. Neste campo, a Discalculia ganha ênfase, pois ela pode ser a responsável por essas limitações na aprendizagem da matemática, sendo pervasiva, perseverante e desconhecida por muitos. Presente no cotidiano escolar, seus vestígios ocorrer a partir do início da sucessão formal no aprender de conceitos matemáticos. Para que docentes portadores da Discalculia obtenham sucesso na vida escolar especificamente em matemática, é necessário o professor intervir, uns dos métodos mais usados para estimular a inteligência lógica matemática, são os jogos. Assim a presente pesquisa bibliográfica e quantitativa almejou uma abordagem a respeito da formação do pedagogo e da discalculia, considerando o foco na análise da formação dos pedagogos, tendo como amostra os pedagogos da cidade de Mogeiro, no estado da Paraíba, partindo do objetivo de diagnosticar no processo de formação inicial dos professores do 1º ciclo, o que ocasionou o desconhecimento do distúrbio especifico da matemática, avaliando a concepção e atuação dos docentes acerca dos alunos que não aprendem matemática, verificando a visão dos mesmos na utilização dos jogos nas aulas. De posse dos resultados, constatou-se que mesmo identificando os discentes que não conseguem aprendem matemática, é preciso que na formação inicial o prepare, que mesmo com a recomendação Nacional de educação (CNE) através de Portaria nº 1793 (de inclusão de disciplinas) sobre educação Especial é conteúdos sobre educando com as necessidades especiais na grade curricular das instituições de educação superior, temática como discalculia poucas instituições poucas adotaram. Precisamente o docente precisa estar informado e atento para perceber se o aluno apresenta uma dificuldade apenas no procedimento dos cálculos ou Discalculia para que os mesmos possam perceber, logo é emergente aprofundar seus conhecimentos e intervir neste contexto, buscando o apoio de psicopedagoga.
Descrição: SALES, Marília de Souza. Discalculia no cotidiano escolar: análise na formação inicial do pedagogo. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9455
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARÍLIA DE SOUZA SALES.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.