Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9460
Título: A educação burguesa como controle social
Autor(es): Andrade, Edijane da Silva
Palavras-chave: Educação burguesa
Controle social
Capitalismo
Sociedade burguesa
Data do documento: 18-Mar-2016
Resumo: O estudo a seguir apresenta em aspectos gerais, as características da educação burguesa como meio de controlar os indivíduos da sociedade mediante mudanças sociais, desde as transformações posteriores ao período medieval, como as geradas com as revoluções industrial e francesa, até os dias atuais. Nesse sentido, as abordagens desenvolvidas são de suma importância por terem como objetivos a apresentação dos fatores históricos que marcaram e transformaram a história das sociedades da época, contribuindo fortemente para a compreensão da realidade atual sobre a relação existente entre educação e sociedade. Por terem vínculos inseparáveis, uma mudança por mais simples que se apresentasse repercutiria positiva ou negativamente em todos os âmbitos, impulsionando adequações e submissões às transformações em curso. Porém, essas mudanças e adequações ocorreram também por meio da educação, que foi e ainda é o veículo de transmissão e difusão de valores e conhecimentos restritos para a grande massa, possibilitando assim o seu controle. Assim, com um novo começo marcado pela transformação social num processo de aparente inclusão da maioria, revelava-se posteriormente que o objetivo era mesmo para atingir os fins elitistas da burguesia. A educação, na perspectiva burguesa, permite a capacitação do filho do operário para inseri-lo na produção, de forma submissa e controlada. Controlar a educação ainda é a forma eficiente de controle da sociedade, fundamentada e organizada na perspectiva burguesa.
Descrição: Andrade, E. da S. A educação burguesa como controle social. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9460
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edijane da Silva Andrade.pdf677.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.