Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Daniele Nóbrega Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T23:42:29Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T23:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-06 | - |
dc.identifier.other | 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9463 | - |
dc.description | FARIAS, D. N. A. O livro didático da EJA: existe uma proposta de trabalho na perspectiva do letramento?. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Segundo a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, mais de 960 milhões de adultos são analfabetos, sendo que mais de 1/3 dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a adaptar-se às mudanças sociais e culturais. As discussões em torno dos estudos da alfabetização e do letramento são necessárias para que se possa olhar os sujeitos das culturas orais, especialmente os sujeitos da EJA, e pensar em políticas educacionais que dêem conta de torná-los sujeitos da escrita. Objetivamos, no presente artigo, analisar o livro didático da Educação de Jovens e Adultos, da autora Eloísa Bombonatti, “Caminhos para a cidadaniaAlfabetização e diversidade”. A pesquisa, de caráter bibliográfico, está ancorada nos estudos de Silva (2012), Senna (2007), Rojo (2001), Soares (2002), Kleiman (1995), dentre outros pesquisadores. Observamos, na obra analisada, a partir da seleção de textos apresentada, que já existe uma preocupação da autora em trabalhar na perspectiva do letramento. Embora algumas atividades apresentem uma tendência mais tradicional de ensino, a seleção dos textos é feita considerando o uso social da leitura e da escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O livro didático da EJA: existe uma proposta de trabalho na perspectiva do letramento? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniele Nóbrega Araujo Farias.pdf | 5.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.