Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Galba Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T23:44:18Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T23:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-15 | - |
dc.identifier.other | 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9465 | - |
dc.description | LIMA, G. A. Avaliação do desempenho em leitura de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender a ler é um momento importante na vida de toda criança. Esta fase escolar muitas vezes é esperada com ansiedade pela mesma e por sua família. Sendo assim, empecilhos neste processo podem ser motivos de angústia, vivenciada pela escola, pelos pais e, principalmente, pela criança, podendo ocasionar problemas e trazer graves consequências na vida do indivíduo. A leitura é uma atividade fundamental e que começa a ser desenvolvida na escola, embora não seja nela que o processo se inicie, já que ela faz parte da vida do indivíduo desde o nascimento, mas é na escola que aparecerão as dificuldades, que podem gerar sofrimento para crianças, pais, e professores. Assim, questionamos quais estágios a criança atravessa durante o processo de aquisição da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como se dá a evolução do seu desempenho e com os objetivos de analisar as estratégias de leitura utilizadas pelas crianças do 2º, 3º e 5º ano de duas escolas, uma da rede pública e outra da rede particular, do município de Campina Grande – PB, identificar possíveis dificuldades no processo de leitura destas crianças e avaliar a evolução no processo de leitura das crianças do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental em ambas as realidades, realizamos uma pesquisa utilizando como instrumento de coleta de dados o TCLPP – Teste de Competência em Leitura de Palavras e Pseudopalavras, normatizado e validado, e que foi muito utilizado em pesquisas na Região Sudeste, mais especificamente na cidade de São Paulo – SP. O teste pode identificar dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura de crianças que cursam as séries iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração estratégias de leitura. O TCLPP foi aplicado com crianças do 2º ao 5º anos de uma escola particular e de uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, para que pudéssemos comparar os dados e descobrir se existem avanços no processo de leitura dos alunos e avaliar o desempenho dos mesmos. Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa, com base na compreensão do ensino e aprendizagem da lectoescrita, do conhecimento das dificuldades de aprendizagem no campo da leitura e também para a análise dos dados, contamos com o conhecimento de alguns teóricos como Soares (1998), Cagliari (2012), Mendonça & Mendonça (2008), Ferreiro & Teberosky (1999 e 2011), Seabra & Capovilla (2010). Os resultados apontam para diferenças significativas entre as realidades da escola pública e particular e para a necessidade de maiores investimentos em capacitação de profissionais em projetos de leitura nesta fase escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho em leitura de crianças das séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Galba Araujo Lima.pdf | 22.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.