Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9468
Título: A Literatura de Cordel como estratégia para promoção da saúde
Autor(es): Lopes, Izabel Cristina Paulo Silva
Palavras-chave: Literatura de Codel
Promoção da saúde
Educação em saúde
Data do documento: 2014
Resumo: Este estudo objetivou analisar como a promoção à saúde tem sido abordada na literatura de cordel. Trata-se de um estudo documental, descritivo, exploratório e analítico, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na biblioteca de Obras Raras Átila Almeida e no Acervo de Literatura Popular em Versos da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio de fichamentos e submetidos à análise de conteúdo. Dos cordéis pesquisados, 121 abordam temas relacionados aos eixos da Política Nacional de Promoção a Saúde. Os resultados demonstram que os cordéis abordam a promoção a saúde de forma satisfatória, incentivando hábitos saudáveis, alertando quanto aos riscos de práticas danosas a saúde e fortalecendo o leitor a decidir por uma melhor qualidade de vida. Desta forma a literatura de cordel revelou-se ferramenta educativa para promoção à saúde.
Descrição: LOPES, I. C. P. S. A Literatura de Cordel como estratégia para promoção da saúde. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9468
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina Paulo Silva Lopes.pdfPDF - Izabel Cristina Paulo Silva Lopes408.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.