Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/947
Título: Comportamentos em saúde: hábitos alimentares, composição corporal, atividade física, ansiedade, em alunos no período pré-vestibular em Campina Grande – PB
Autor(es): Santos, Franciwagner Oliveira dos
Palavras-chave: Promoção da saúde
Estudantes
Hábitos alimentares
Atividade Física
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo descrever os hábitos alimentares, composição corporal, nível de atividade física e de ansiedade de estudantes de um curso Pré-Vestibular na cidade de Campina Grande – PB, durante o ano que antecede o vestibular. Trata-se de um estudo longitudinal, e foi utilizada uma abordagem quantiqualitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 45 estudantes de ambos os sexos, com faixa etária de 16 a 33 anos. Foram inclusos os alunos que estivessem regularmente matriculados e frequentando o curso pré-vestibular extensivo no período total da coleta. Foram utilizados como instrumentos um inquérito de consumo alimentar qualitativo de 24 horas FISENBERG et al. (2005), o questionário internacional de atividade física (IPAQ) versão curta, CELAFISCS (2007), o questionário do nível de ansiedade de Hamilton (1959). E para a determinação do Índice de Massa Corpórea – IMC e Perímetro Abdominal, onde o ponto de corte foi determinado pelos parâmetros da OMS (1995). No período total da pesquisa, foram realizadas três avaliações em um período de aproximadamente seis meses sendo que estas aconteceram nos meses de junho, setembro e novembro. A maior parte dos participantes foi classificada como indivíduos ativos e muito ativos durantes todos os momentos da pesquisa. Mas mesmo assim esse fato isoladamente não conseguiu promover uma manutenção na composição corporal dos mesmos. Uma vez que em uma escala gradativa verificou-se que o nível de ansiedade aumentou e provavelmente pode ter gerado um aumento na ingestão de alimentos como açucares, doces dentre outros. Alimentos estes que consumidos em grandes quantidades são considerados alimentos de risco. Mas, no entanto houve um relativo aumento do consumo de frutas e hortaliças, mesmo assim estes em relação às recomendações de consumo diário esta a baixo do que se é preconizado. Assim provocando mudanças nos valores médios encontrados nas variáveis: peso, IMC, circunferência abdominal dos participantes. Esses fatos foram evidenciados conforme a aproximação da data do vestibular.
Descrição: SANTOS, F. O. dos. Comportamentos em saúde: hábitos alimentares, composição corporal, atividade física, ansiedade, em alunos no período pré-vestibular em Campina Grande – PB. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/947
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciwagner Oliveira dos Santos.pdfPDF - Franciwagner Oliveira dos Santos436.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.