Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9471
Título: Estado nutricional de vitamina A de crianças institucionalizadas: associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear
Autor(es): Firmino Neta, Rosa de Lourdes Beltrão
Palavras-chave: Nutrição infantil
Desenvolvimento infantil
Saúde pública
Data do documento: 27-Fev-2014
Resumo: Estudo transversal com o objetivo de descrever fatores associados ao estado nutricional de vitamina A de crianças assistidas em creches e comparar o comportamento de acordo com a presença/ausência de déficit de estatura. O estudo contou com a participação 271 crianças assistidas nas creches públicas municipais de Campina Grande, Paraíba. Foram mensuradas variáveis bioquímicas, parasitológicas, antropométricas e relacionadas às características das creches. O estado nutricional de vitamina A foi avaliado mediante as concentrações séricas de retinol. O crescimento linear foi avaliado através do índice estatura para idade. Utilizou-se o teste “t” para verificar diferenças entre as médias das concentrações de retinol no soro das crianças segundo categorias das variáveis categóricas. A média de retinol no soro foi de 1,68 μmol/L (0,45). O nível de retinol em crianças da faixa etária de 9 a 24 meses mostrou-se inferior quando comparado ao apresentado por aquelas com mais de 24 meses. O nível de retinol sérico também foi mais baixo em crianças com poliparasitismo (M=1,61μmol/L ± 0,44) do que aquelas que não apresentaram poliparasitismo (M=1,74μmol/L ± 0,45). Foi verificado que as crianças assistidas em salas com área inadequada apresentaram nível de retinol menor que as crianças de sala com área adequada. Os dados evidenciam melhorias no estado nutricional de vitamina A de crianças e a influência da idade das crianças, do estado de saúde e das condições das creches, com maior vulnerabilidade à deficiência de vitamina A nas crianças mais jovens, poliparasitadas e em salas de aula inadequadas.
Descrição: FIRMINO NETA, R. de L. B. Estado nutricional de vitamina A de crianças institucionalizadas: associação com características das crianças, das creches e o crescimento linear. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9471
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa de Lourdes Beltrão Firmino Neta.pdfPDF - Rosa de Lourdes Beltrão Firmino Neta1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.