Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9478
Título: Utilização do ciclo PDCA na redução do inutilizado de encolhimento em artefatos de borracha
Autor(es): Pereira, José Cleudo
Palavras-chave: PDCA
Gestão da qualidade
Processo produtivo
Redução de custos
Data do documento: 13-Jul-2015
Resumo: Em nosso cotidiano somos frequentemente desafiados a elaborar soluções para resolver problemas que surgem, dentro das empresas não é diferente. Para resolver questões corporativas e desenvolver melhorias de gestão nas empresas, nos últimos anos está sendo implementado um método amplamente utilizado pelas companhias e por consultorias de gestão, o PDCA. A sigla significa, em inglês, Plan, Do, Check, Act (Planejar, Executar, Checar e Agir, em português). O ciclo PDCA é um método de gestão, que pode ser aplicado tanto em processos quanto em produtos. Neste trabalho apresentou-se o método PDCA para solução de problemas de qualidade dentro do processo produtivo da Alpargatas S. A., visando alcançar uma meta de redução de 32% do inutilizado de encolhimento nos artefatos de borracha. Foi criada uma equipe responsável pelo desenvolvimento dessa ferramenta para cumprimento de todos os passos estabelecidos com o objetivo de facilitar a produção e garantia de qualidade exigidas pelos clientes e consumidores, alcançando 42% de redução ao término do ciclo, trazendo confiança e redução do inutilizado durante o processo industrial.
Descrição: PEREIRA, J. C. Utilização do ciclo PDCA na redução do inutilizado de encolhimento em artefatos de borracha. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9478
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cleudo Pereira.pdfPDF - José Cleudo Pereira1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.