Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9485
Título: Um estudo da solução de Hiscock para cordas cósmicas
Autor(es): Silva, Anderson Tiago Nascimento da
Palavras-chave: Defeitos topológicos
Topologia
Quebra espontânea de simetria
Relatividade geral
Solução de Hiscock
Data do documento: 28-Mar-2016
Resumo: Nos anos setenta surgiu a ideia da possibilidade da forma c~ao dos chamados defeitos topol ógicos. Teorias que explicam a evolu ção do universo, nos levam a acreditar que estes defeitos foram criados durante as transi ções de fase que ocorreram no Universo primitivo. Um desses defeitos e a corda c ósmica. Acredita-se que as cordas c ósmicas, se realmente existirem, podem ajudar a explicar os mecanismos que geram as estruturas que existem no Universo. Com o intuito de compreender a geometria gerada por um determinado tipo de defeito, no in cio dos anos oitenta, Alexander Vilenkin encontrou a m étrica do espa ço-tempo de uma corda cósmica idealizada, isto e, muito na e com extensão in nita. Nesse trabalho, mostrou que o espa ço-tempo fora da corda c ósmica e localmente plano, por em, globalmente n~ao e equivalente ao espa ço-tempo de Minkowski. Mais tarde, com a finalidade de estender os resultados obtidos por Vilenkin e Hiscock resolveu as equa ções de Einstein para o caso particular em que o tensor energia-momento e constante, no interior da corda, e nulo, na região exterior. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo de obter as solu ções da Relatividade Geral para cordas c ósmicas, semelhante as obtidas por Hiscock.
Descrição: SILVA, A. T. N. da. Um estudo da solução de Hiscock para cordas cósmicas. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9485
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Tiago Nascimento da Silva.pdfPDF - Anderson Tiago Nascimento da Silva829.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.