Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9487
Título: | Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB |
Autor(es): | Cavalcanti, Gabriela Barbosa Vasconcelos |
Palavras-chave: | Educação problematizadora Educação biológica Formação profissional Ciências Biológicas |
Data do documento: | 14-Dez-2015 |
Resumo: | A educação numa perspectiva problematizadora busca construir o conhecimento do indivíduo através do senso crítico da realidade, visto que a sociedade está adaptada a um processo de ensino-aprendizagem “bancário” baseado numa ampla transmissão de conteúdos para memorização e prova escrita, sendo o professor detentor do conhecimento, ou seja, o aluno só escuta o que o professor fala sem direcionar algum questionamento ou associação com a realidade em volta. Diante das propostas de inovações nos processos de ensino-aprendizagem que considera os conhecimentos prévios, produção do conhecimento e o contexto social do educando, tendo em vista uma educação problematizadora, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a parti r da percepção dos/as professores/as supervisores/as do PIBID em Ciências Biológicas – CCBS / Campus I / UEPB, buscando constatações sobre a vivência de seus métodos pedagógicos nas suas experiências práticas. Foi uma investigação do tipo qualitativa, deste modo sendo descritiva e exploratória; coletamos os dados a partir de roteiro de entrevista não estruturada e gravada em áudio. Ao analisar os dados nos baseamos em Bardin (2011). Em síntese, pudemos concluir que os entrevistados misturam os métodos da educação problematizadora com outros processos de ensino aprendizagem tais como contextualizações, questionamentos e/ou aulas diferenciais; relatam que em suas formações iniciais e continuadas não tiveram acesso a tal pedagogia; e entendem de forma positiva as implicações desta perspectiva problematizadora, considerando uma reforma no currículo das universidades brasileiras. |
Descrição: | CAVALCANTI, G. B. V. Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9487 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabriela Barbosa Vasconcelos Cavalcanti.pdf | PDF - Gabriela Barbosa Vasconcelos Cavalcanti | 543.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.