Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9488
Título: Estudo da dispensação de antiasmáticos em uma farmácia comunitária no interior da Paraíba
Autor(es): Araújo, Bruna Costa Tavares
Palavras-chave: Farmácia comunitária
Asma
Prescrição de antiasmáticos
Medicamentos
Data do documento: 29-Mar-2016
Resumo: A asma é uma doença respiratória frequente, sendo considerada um problema de saúde pública. O tratamento medicamentoso é o mais utilizado, o que leva as pessoas a procurarem o serviço de saúde mais próximo em busca de atendimento e posteriormente, uma drogaria para aquisição dos medicamentos prescritos. Este estudo teve como objetivo avaliar prescrições de antiasmáticos. A pesquisa foi realizada através de um levantamento das prescrições atendidas na Drogaria Flávio Farma, no município de Puxinanã – PB. O número de prescrições analisadas no período de estudo foi 24, sendo a infância a faixa etária mais acometida pela patologia. O tempo de tratamento variou, com 50% das prescrições sem informação da duração do tratamento, 25% indicavam uso por 5-7 dias, 17% devia fazer uso quando necessário e 8% apontavam o uso contínuo. Quanto a especialização dos prescritores, a maioria dos pacientes (78%) era atendida por clínicos gerais. A análise destas prescrições contribuiu de forma a entender quais pessoas são mais acometidas pela asma e quais os medicamentos prescritos por parte do serviço público de saúde.
Descrição: ARAÚJO, B. C. T. Estudo da dispensação de antiasmáticos em uma farmácia comunitária no interior da Paraíba. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9488
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Costa Tavares Araújo.pdfPDF - Bruna Costa Tavares Araújo868.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.