Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9497
Título: Perfil de qualidade de vida profissional na equipe de enfermagem do SAMU de Campina Grande – PB
Autor(es): Santos, Kelyane Laurentino
Palavras-chave: Qualidade de vida profissional
Fadiga
Estresse ocupacional
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Data do documento: 4-Abr-2016
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de Qualidade de Vida Profissional (QVP) em uma equipe de enfermagem que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, de Campina Grande (PB). A amostra foi constituída por 38 sujeitos (29 enfermeiros e 9 técnicos de enfermagem), atingindo 70,4% da população. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Qualidade de Vida Profissional (ProQOL-IV), para avaliar quanto o profissional cuidador experimenta vivências positivas (Satisfação por Compaixão) e negativas no trabalho (Fadiga por Compaixão), e uma ficha sócio-demográfica para caracterizar a amostra. Foram realizadas análises descritivas (média, desvio-padrão e percentual) para caracterizar o grupo, e a análise de Clusters (Conglomerados) para identificar o perfil de QVP da amostra. Os resultados indicam três grupos com os seguintes perfis: QVP Instável, QVP Equilibrada e QVP deficitária, sendo este último perfil o que apresenta sinais de esgotamento emocional, típicos de burnout. Apesar desse resultado negativo, em todos os grupos a Satisfação por Compaixão se manteve elevada, totalizando 89,5% da amostra, conduzindo a concluir que a QVP está resguardada entre os profissionais de enfermagem, visto que os sentimentos de alegria em poder ajudar na recuperação de enfermos estão acima dos dissabores profissionais.
Descrição: SANTOS, K. L. Perfil de qualidade de vida profissional na equipe de enfermagem do SAMU de Campina Grande – PB. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9497
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelyane Laurentino Santos.pdfPDF - Kelyane Laurentino Santos854.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.