Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9503
Título: A justiça em Tomás de Aquino: a valorização do outro e do bem comum
Autor(es): Oliveira, Jacson Gonçalves de
Palavras-chave: Filosofia
Justiça
Bem comum
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: A justiça em Tomás de Aquino foi o tema proposto nessa pesquisa por ser um tema significativo e que valoriza o bem comum e o outro. Levando em consideração o conceito de justiça proposto por Tomás: ‘’É uma constante e perpétua vontade de dar a cada um seu direito’’, podemos identificar uma dimensão moral, pois praticar o justo tem relação direta com o próximo e significa um agir bem que é influenciado pela virtude, sendo percebido nas relações cotidianas. Além disso, a justiça é um hábito que deve ser exercitado como norteador das ações exteriores do homem. Com essa pesquisa objetivamos mostrar algumas ideias nucleares da justiça defendida por Aquino, procurando mostrar que o justo significa a valorização do bem comum, do outro e que deve ser um hábito. Um segundo objetivo alcançado foi mostrar que a fertilidade do pensamento de Aquino teve como um dos elementos melhoradores a influência de Aristóteles. Em terceiro lugar mostramos que a ideia do pensador medieval sobre a justiça serviu de fundamento para a justiça social proposto na contemporaneidade.
Descrição: Oliveira, J. G. de. A justiça em Tomás de Aquino: a valorização do outro e do bem comum. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9503
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacson Gonçalves de Oliveira.pdf675.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.