Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9506
Título: Princípios gerais de desenvolvimento e avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: um estudo de caso do Sistema Educacenso
Autor(es): Silva, Hianny Querly de Medeiros
Palavras-chave: Interface de computador
Usabilidade de interface de sistema
EducaCenso
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: A presente pesquisa ora apresentada é intitulada “Princípios gerais de desenvolvimento e avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: um estudo de caso do sistema EducaCenso”. Por um lado, este estudo faz um levantamento de métodos de avaliação de usabilidade de interfaces e de princípios de desenvolvimento de interfaces, elicitando os principais métodos e princípios existentes na literatura de interface gráfica de Engenharia de Software, de modo a contribuir para essa área de conhecimento. Por outro lado, expõe um estudo de caso sobre a avaliação de usabilidade do Sistema EducaCenso utilizando o método ‘Teste de Usabilidade”, que coleta informações, através de um questionário, sobre a satisfação do usuário ao utilizar o sistema. A população do estudo foi composta por todos os usuários que utilizam o Sistema EducaCenso e que ao mesmo tempo são funcionários públicos na Rede Estadual de Ensino da cidade de Patos – PB, a amostra foi formada por 14 indivíduos. O levantamento e a análise dos dados coletados, possibilitou a criação de propostas para a melhoria do EducaCenso, bem como propostas de melhorias para essa área de interfaces computacionais.
Descrição: SILVA, H. Q. M. Princípios gerais de desenvolvimento e avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: um estudo de caso do Sistema Educacenso. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9506
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hianny Querly de Medeiros Silva.pdf15.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.