Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9509
Título: A Robótica Educacional como Metodologia de Integração do Currículo do Ensino Médio
Autor(es): Santos, Jaian Tales Gomes
Palavras-chave: Robótica Educativa
Ensino Médio Integral
Integração Curricular
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa-ação acerca da robótica educativa no ensino médio, tendo como ferramenta de análise de dados a realização de um projeto desenvolvido na Escola Padre Jerônimo Lauwen, na cidade de Santa Luzia, Paraíba, com os alunos das três anos do ensino médio. A pesquisa ocorreu no período letivo de 2012 e 2014, quando foram realizadas atividades de produção e simulação de robôs, utilizados na intenção de integrar as diferentes disciplinas do currículo. A utilização da robótica proporcionou o estudo de teorias físicas, químicas e matemáticas, quando foram trabalhadas diferentes ferramentas, como a robótica com sucata e kits de robóticas educativa. Para embasamento teórico da presente pesquisa, foram utilizados as ideias de Papert, Teixeira e Silva. Como ferramenta de avaliação dos trabalhos foi analisado a participação estudantil, sua assimilação da robótica às disciplinas do currículo escolar e seu desenvolvimento escolar.
Descrição: SANTOS, J. T. G. A Robótica Educacional como Metodologia de Integração do Currículo do Ensino Médio. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9509
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaian Tales Gomes Santos.pdf16.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.