Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9513
Título: Valores e competências na Gestão de Cooperativas de Crédito: um estudo de caso no SICOOB Pernambuco
Autor(es): Machado, Aline Crislaine Alves
Palavras-chave: Administração de empresas
Competência em gestão
Cooperativa de crédito
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O gestor exerce papel fundamental para o alcance dos objetivos preestabelecidos pelas organizações. Em decorrência dessa premissa, o presente trabalho objetivou analisar os valores e competências considerados relevantes para a gestão de uma cooperativa de crédito. Assim, foram identificados os valores essenciais do Sicoob Pernambuco, mostrando as competências essenciais necessárias à cooperativa de crédito e avaliando as competências gerenciais dos profissionais que nelas atuam. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa. Para conseguir os dados necessários, as informações foram obtidas por fontes primárias e a técnica de coleta foi o questionário elaborado com base nos modelos de Borges, Silva e Pires (2012), Escala de Valores de Tamayo e Godim (1996) e King, Fowler e Zeithaml (2002). Os resultados apontaram que os valores essenciais da organização são fidelidade e respeito às normas e aos níveis hierárquicos; concluiu-se que as competências essenciais necessárias às cooperativas de crédito são voltadas a valorização do capital intelectual através do estímulo a busca de conhecimento em cursos e treinamentos; e por fim, mas não menos importante, viu-se que os gerentes que atuam nas cooperativas de crédito detêm do mesmo nível de competências gerenciais. Focados em resultados e no processo constante de tomada decisões, os respondentes se consideram líderes e profissionais éticos, aptos a enfrentar os desafios do cenário financeiro.
Descrição: MACHADO, A. C. A. Valores e competências na Gestão de Cooperativas de Crédito: um estudo de caso no SICOOB Pernambuco. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9513
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Crislaine Alves Machado.pdf986.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.