Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/953
Título: (In)segurança alimentar de famílias residentes em um município do interior da Paraíba, Brasil
Autor(es): Bezerra, Thaíse Alves
Palavras-chave: Enfermagem
Segurança alimentar
Indicadores socioeconômicos
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: A segurança alimentar é compreendida como o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, obtido por meio social aceitável, promovendo, desta forma, o bem-estar e a saúde das pessoas. O objetivo deste trabalho foi investigar a prevalência de segurança alimentar e os diferentes graus de insegurança alimentar entre as famílias residentes em um município do interior da Paraíba e relacionar com o perfil sociodemográfico e econômico destas famílias. Estudo transversal, realizado em 205 famílias residentes no município de Queimadas, Paraíba. Utilizou-se questionário para avaliar as características sociodemográficas, juntamente com a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA que é composta de quinze perguntas e gera um escore que classifica os graus de insegurança alimentar domiciliar em: leve, moderado e grave. Para calcular as medidas de prevalência e a associação entre as variáveis de estudo foi feito o teste Qui-quadrado de Pearson. Realizou-se também uma análise no modelo de regressão logística para verificar a associação dos fatores de risco à insegurança alimentar e à segurança alimentar. Observou-se que 34,6% das famílias estavam em situação de segurança alimentar e 65,4% em insegurança alimentar. Destas 38,5% apresentam insegurança leve, 18,5% insegurança moderada e 8,4% apresentam insegurança grave. Contatou-se que a queima do lixo, a exposição do lixo a céu aberto, a ausência de inclusão em programa social, a diminuição da renda familiar e o aumento do número de pessoas por domicílio acarretam mais chances de insegurança alimentar intrafamiliar. Considera-se que apesar das ações realizadas pelo Governo Federal que objetivam o combate à fome e às desigualdades sociais, muitas famílias ainda vivem em situação de insegurança alimentar.
Descrição: BEZERRA, T. A. (In)segurança alimentar de famílias residentes em um município do interior da Paraíba, Brasil. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/953
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíse Alves Bezerra.pdfPDF - Thaíse Alves Bezerra1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.