Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9537
Título: A perspectiva estratégico militar norte-americana para a Coreia do Norte: a questão do armamento nuclear
Autor(es): Pessoa, Emmanuelle Andrade
Palavras-chave: Política externa dos Estados Unidos
Estratégia militar dos Estados Unidos
Relações Internacionais entre Coreia do Norte e Estados Unidos
Data do documento: 4-Set-2013
Resumo: Este artigo almeja contextualizar de forma geral e sucinta as “grandes estratégias” adotadas na política externa norte-americana no campo da questão militar nos governos Clinton, Bush e Obama, cujo foco volta-se especificamente para as estratégias adotadas no governo de Barack Obama. Através da análise de política externa no âmbito militar, cuja perspectiva é voltada para Ásia, busca-se compreender a relação existente entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Estes países possuem certa adversidade, devido a um passado conflituoso, pois, após a divisão da Península Coreana no século XX em zonas de ocupação norte-americana e soviéticas, ambos os lados reivindicaram soberania sobre toda a península, o que os levou à Guerra da Coreia em 1950, em que a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, e por conseguinte o Conselho de Segurança das Nações Unidas interveio contra a invasão com uma tropa liderada pelos Estados Unidos. No entanto, apesar de um armistício em 1953 ter suspendido o conflito, os dois países formalmente continuam em guerra. A proposta deste trabalho consiste em identificar qual a perspectiva estratégico militar norte-americana para a Coreia do Norte e consequentemente como esta Nação tem reagido diante das ações dos EUA, buscando entender as razões que motivam os EUA a não lutarem uma guerra preventiva contra a Coreia do Norte, mesmo diante do arsenal nuclear que esta última possui e da realização de mais um teste nuclear no início deste ano. Acredita-se que a ausência de guerra esteja associada às estratégias militares dos EUA para a Coreia do Norte, ou, ainda, ao comportamento agressivo da Coreia do Norte que infringe as normas do Conselho de Segurança das Nações Unidas, através da dissuasão nuclear efetuada e que provavelmente devido a este comportamento vem conseguindo conter a eclosão de uma guerra com os EUA. Para tanto, faz-se uma análise do comportamento da Coreia do Norte através do realismo ofensivo cuja vertente teórica entende que os Estados tem como norte para sua ação a maximização de poder, dentre outros princípios que para esta teoria possibilitam a garantia da sobrevivência, onde o Estado pode conquistar uma posição dominante sobre os outros Estados.
Descrição: PESSOA, E. A. A perspectiva estratégico militar norte-americana para a Coreia do Norte: a questão do armamento nuclear. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9537
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuelle Andrade Pessoa.pdfEmmanuelle Andrade Pessoa548.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.