Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9538
Título: Acordo de Associação Inter-Regional Mercosul – União Europeia: entraves à aprovação e perspectivas futuras
Autor(es): Carvalho, Felipe Augusto Torres de
Palavras-chave: Mercosul
União Europeia
Associação Inter-Regional
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: Esse artigo analisa as negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia para o estabelecimento de um Acordo de Associação Inter-Regional entre os países que constituem os blocos, detendo-se, particularmente, na discussão a respeito dos entraves existentes ou impostos à aprovação deste, e buscando traçar perspectivas sobre o futuro das negociações, e sobre as possíveis consequências que a aprovação deste acordo teria para as relações políticas e econômicas dos blocos entre si. O estudo foi feito por meio de pesquisa explicativa e a abordagem metodológica utilizada foi predominantemente qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. O artigo apresenta um histórico das negociações entre os blocos econômicos para o estabelecimento de um Acordo de Associação Inter-Regional, e identifica, em seguida, quais são as principais dificuldades impostas às negociações para a aprovação de um acordo. Em um último momento, é traçado um quadro de perspectivas a respeito do futuro das negociações e das possíveis consequências que a aprovação deste acordo teria para as relações políticas e econômicas Inter blocos.
Descrição: CARVALHO, F. A. T. de. Acordo de Associação Inter-Regional Mercosul – União Europeia: entraves à aprovação e perspectivas futuras. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9538
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Augusto Torres de Carvalho.pdfFelipe Augusto Torres de Carvalho327 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.