Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9550
Título: Análise político-diplomática da Minurso no processo de autodeterminação do Sahara Ocidental
Autor(es): Soares, Joabson Cruz
Palavras-chave: Sahara Ocidental
Organização das Nações Unidas
Minurso
Data do documento: 18-Jun-2013
Resumo: O Sahara Ocidental é a última região do Sistema Internacional não autodeterminada, permanecendo até hoje na condição de colônia marroquina. A ONU, por meio da Missão Internacional das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (Minurso), procura, desde 1991, encontrar uma solução político-diplomática, entre o Marrocos e a Frente Polisário, que modifique esse quadro. Este artigo analisa o insucesso da Minurso, cujo objetivo era organizar um referendo acerca da autodeterminação daquela região. Primeiramente, contextualiza-se o Sahara Ocidental, em segundo, discorre-se sobre a origem, conceito, aplicabilidade e dimensões do direito à autodeterminação dos Estados, em terceiro, analisa-se as ações da Minurso, por meio de resoluções e relatórios da ONU e, na última parte, elucidam-se os motivos do insucesso da já referida missão naquela região, a saber: os interesses políticos e econômicos das grandes potências envolvidas no conflito. Sendo assim, o conflito no Sahara Ocidental está longe de ter uma solução plausível e, dependendo das grandes potências envolvidas nessa teia de interesses multilaterais, ela nunca chegará ao fim, permanecendo assim, aquela região, o último território a ser autodeterminado no Sistema Internacional. A metodologia adotada neste artigo é a dedutiva, porque utiliza uma cadeia de raciocínio descendente que parte da análise histórica para as particularidades do tema, até a conclusão.
Descrição: SOARES, J. C. Análise político-diplomática da Minurso no processo de autodeterminação do Sahara Ocidental. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9550
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joabson Cruz Soares.pdfJoabson Cruz Soares865.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.