Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Yara Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T18:25:34Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T18:25:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9576 | - |
dc.description | CARDOSO, Yara Nunes. Uma leitura do ensino médio inovador NE E.E.E.F.M. Professora Liliosa de Paiva Leite. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico é resultado de “Uma leitura do ensino médio inovador na E.E.E.F.M Professora Liliosa de Paiva Leite”. A pesquisa tratou à temática da educação integral na cidade de João Pessoa (um estudo de caso em uma escola específica): suas práticas pedagógicas e mudanças curriculares. Para isso, foram aplicados dois questionários distintos com 05 (cinco) professores e 09 (nove) alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Para entender o processo de implantação da proposta da educação integral, recorreu-se a Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, que institui o Programa de Ensino Médio Inovador - ProEMI, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O ponto de partida do estudo deu-se com a revisão da literatura sobre o tema, com os autores: Moacir Gadotti, Jaqueline Moll e as Instituições: UNESCO, MEC e INEP. Para compreender a implantação da Educação Integral no Brasil se trabalhou com as definições normativas (marco legal) e as condições sobre as quais os profissionais (professores) e alunos vivenciam a proposta curricular no cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisa considerou as orientações presentes nos pressupostos legais que servem de referência para a sua aplicabilidade nas instituições de ensino, a implantação do ProEMI no contexto paraibano e as respostas aos dois questionários descritos pelos professores e alunos participantes dessa pesquisa. A partir do resultado deste estudo, notou-se que o ProEMI, embora seja recente no Estado da Paraíba, precisa ser analisado/problematizado para poder ser valorizado; ampliando a discussão com a Secretaria de Estado da Educação, sobretudo nos aspectos mais “problemáticos” relacionados a implantação e execução nas escolas que aderiram ao programa; propiciando a todos os envolvidos uma reflexão de suas práticas pedagógicas, na interdependência das relações: professor-aluno e escola-comunidade | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nerize Laurentino Ramos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | ProEMI | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.title | Uma leitura do ensino médio inovador NE E.E.E.F.M. Professora Liliosa de Paiva Leite | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yara Nunes Cardoso.pdf | PDF - Yara Nunes Cardoso | 854.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.