Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9577
Título: Uma reflexão sobre a educação do campo
Autor(es): Costa, Múcio José Torquato da
Palavras-chave: Educação do Campo
Assentamento Tiradentes
Aula de campo
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: O estudo foi realizado no Assentamento Tiradentes no município de Mari, pertencente à microrregião de Sapé, na mesorregião da Mata Paraibana, Paraíba – Brasil. Seu objetivo foi compreender e refletir sobre o funcionamento do processo educativo no Assentamento Tiradentes. O Assentamento Tiradentes foi escolhido como objeto de pesquisa, após visitar o local, durante as atividades acadêmicas. Para a obtenção das informações foram feitas visitas ao assentamento e pesquisa literária. Após análise dos dados, concluímos que a educação brasileira necessita urgentemente de uma reforma. O fortalecimento da Educação do Campo no Brasil tem sido uma luta incessante dos camponeses, os quais historicamente foram perseguidos por exigirem seus direitos e lutarem pelos seus ideais, fundamentados no direito à terra, costumes e tradições. E que apesar das dificuldades, a educação no Assentamento Tiradentes, com entusiasmo, dedicação e muito trabalho, tem conseguido montar e manter um ambiente escolar propício e adequado para a prática educativa. Buscando construir e reconstruir junto aos educandos, de forma dialética, o conhecimento vivenciado pelos mesmos, dentro da sua realidade de forma a atender suas necessidades
Descrição: COSTA, Múcio José Torquato da. Uma reflexão sobre a educação do campo. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9577
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Múcio José Torquato da Costa.pdfPDF - Múcio José Torquato da Costa5.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.