Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9588
Título: Literatura, mídia e o processo de construção das identidades sociais nordestinas
Autor(es): Amorim, Andrezza Soares Espíndola de
Palavras-chave: Educação
Identidade social
Nordeste
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da literatura e da mídia no processo de formação da identidade social nordestina de jovens do ensino médio, partindo do pressuposto que esses veículos são capazes de legitimar lugares sociais nem sempre positivos. Os signos de nordestinidade apresentados ao público pelos livros, tevê e cinema geralmente relacionam o Nordeste a elementos como seca, pobreza, violência e pouca instrução; tais produções costumam explorar estereótipos que revelam, conscientemente ou não, traços históricos de dominação econômica, política e cultural e não raro são tomadas como referência para se distinguir e classificar as regiões, contribuindo para o preconceito e fomentando (de)formações identitárias com sérias implicações para o Nordeste e seu povo
Descrição: AMORIM, Andrezza Soares Espíndola de, Literatura, mídia e o processo de construção das identidades sociais nordestinas. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9588
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrezza Soares Espíndola de Amorim.pdfPDF - Andrezza Soares Espíndola de Amorim1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.