Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Déborah Correia Nunes-
dc.date.accessioned2016-05-03T19:32:54Z-
dc.date.available2016-05-03T19:32:54Z-
dc.date.issued2014-02-20-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9598-
dc.descriptionLucena, D. C. N. A biblioteca como espaço de formação do leitor literário: um estudo de caso e uma proposta. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo, por um lado, problematizar, nas práticas escolares de leitura literária, o não uso da biblioteca; por outro, construir propostas para a formação do leitor a partir de práticas pedagógicas centradas no uso efetivo desse espaço. É sabido que o estudante de nosso país tem pouco contato com os livros de literatura. Embora, para alguns brasileiros, a escola signifique ter acesso à leitura, o ensino de literatura não tem alcançado plenamente seus objetivos essenciais: despertar o gosto pela leitura e formar alunos leitores, sujeitos autônomos e capazes de fazerem suas próprias escolhas literárias. Isso aponta para a necessidade de se redefinir o papel do ensino de literatura na disciplina de língua portuguesa, bem como discutir a falta de acesso ao acervo e o uso das bibliotecas escolares pelos alunos. Sobre essa última discussão, foi necessário acompanharmos o cotidiano de uma escola estadual da cidade de Campina Grande, observando, durante um ano e meio, o trabalho feito com a leitura literária. Ficou evidente que não havia incentivos à leitura por parte da escola; a biblioteca, apesar de possuir um acervo rico, funcionava como um depósito de livros trancados em estantes de aço, e apenas os livros didáticos estavam ao alcance dos frequentadores. Contrapondo-nos às práticas observadas, finalizamos o artigo com uma proposta de trabalho com a leitura literária, por meio da leitura de crônicas, utilizando a biblioteca como espaço indispensável para o incentivo e a formação de leitores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kalina Naro Guimarãespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleA biblioteca como espaço de formação do leitor literário: um estudo de caso e uma propostapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Déborah Correia Nunes Lucena.pdf782.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.