Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Patricia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T19:52:00Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T19:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
dc.identifier.other | 372.890 44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9602 | - |
dc.description | SOUZA, P. da S. Enveredando na afrobrasilidade a partir dos livros didáticos de história do 4º ano. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que o livro didático é um instrumento que é muito utilizado nas escolas, às vezes, o único. A partir da realidade vivenciada de apresentações estereotipadas, simplificações e racismo reproduzido nos livros didáticos foi que sentimos uma inquietude de verificar como a presença do negro é trabalhada nos livros didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campina Grande. Nosso objetivo foi averiguar e analisar qual a visão da história do povo negro presente nos livros didáticos de história do 4° ano do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede Municipal de Campina Grande. Os objetivos específicos eram verificar quais os conteúdos referentes à temática afrobrasileira presentes nos livros didáticos de história do 4° ano do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede. Identificar como estes conteúdos eram apresentados nos livros didáticos e avaliar como a imagem do negro e da negra é trabalhada nos livros didáticos. Para tanto, este estudo propõe a reflexão sobre o assunto em pauta, fundamentado com documentos oficiais: PCN (1997, a, b, c), DCN (2004), PNLD (2008-2010) e autores como: Pinsky (2009), Chiavenato (1999), Silva (2011), dentre outros. A metodologia adotada no trabalho foi de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental com caráter exploratório e descritivo. Foram visitadas 10 escolas da rede e conseguimos recolher sete (7) livros didáticos de história do 4º ano para análise de conteúdo, visto que, em três escolas se repetiram o material. Constatamos que a maioria dos Livros didáticos analisados trabalhou com a presença do negro no Brasil, desde sua vida na África até após a abolição. Porém, persiste a resistência de mostrar as pessoas que lutaram no século XX com olhares questionadores, equívocos e lacunas que merecem ser discutidas com os profissionais da Educação e do Ensino Fundamental, visando superar os problemas detectados e ampliar a compreensão da importância do povo negro na formação do Brasil. Concluímos que apesar da lei 10.639/03 ter completado 10 anos, a temática ainda precisa ser mais bem trabalhada nos livros didáticos de história, bem como nos diferentes momentos históricos até a atualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Enveredando na afrobrasilidade a partir dos livros didáticos de história do 4º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patricia da Silva Souza.pdf | 20.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.