Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ednalva Figueira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T19:52:20Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T19:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-30 | - |
dc.identifier.other | 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604 | - |
dc.description | SILVA, E. F. Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho intitulado “Concepções dos (as) professores (as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana” teve como principal objetivo analisar a compreensão de professoras acerca de desenvolvimento e aprendizagem humana. A pesquisa de caráter qualitativo, através da aplicação de entrevistas para obtenção dos dados, foi desenvolvida com nove professoras, atuantes na educação infantil e no ensino fundamental I, nos turnos manhã e tarde de uma escola da rede pública do município de Boqueirão-PB. Nove perguntas foram introduzidas referentes a desenvolvimento e aprendizagem humana, dentre elas: a compreensão das professoras sobre desenvolvimento e aprendizagem; como se dá a aprendizagem; relação entre esses processos; principais teóricos que tecem essa abordagem; os conceitos que os autores citados destacam que são relevantes para prática. Na fundamentação, nos apoiamos nos estudos epistemológicos de Vigotski e de outros autores. As análises dos resultados apontaram que as entrevistadas compreendem os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana como indissociáveis, porém, a minoria explicou com coerência esses processos em Vigotski e Piaget. Pudemos observar que o nível de compreensão dos docentes é mínimo, chegando a confundir a teoria de Vigotski com demais teóricos da psicologia, o que corrobora com as colocações de Duarte (2006) sobre as práticas do “aprender a aprender” (construtivismo), presentes na sociedade contemporânea. As investigações científicas, segundo o referencial teórico e os depoimentos, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação nas práticas pedagógicas, principalmente porque implica a questão ético-profissional da formação que tem por objetivo fundamental educar e capacitar às gerações futuras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem humana | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ednalva Figueira Silva.pdf | 32.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.