Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ednalva Figueira-
dc.date.accessioned2016-05-03T19:52:20Z-
dc.date.available2016-05-03T19:52:20Z-
dc.date.issued2014-07-30-
dc.identifier.other370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9604-
dc.descriptionSILVA, E. F. Concepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho intitulado “Concepções dos (as) professores (as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humana” teve como principal objetivo analisar a compreensão de professoras acerca de desenvolvimento e aprendizagem humana. A pesquisa de caráter qualitativo, através da aplicação de entrevistas para obtenção dos dados, foi desenvolvida com nove professoras, atuantes na educação infantil e no ensino fundamental I, nos turnos manhã e tarde de uma escola da rede pública do município de Boqueirão-PB. Nove perguntas foram introduzidas referentes a desenvolvimento e aprendizagem humana, dentre elas: a compreensão das professoras sobre desenvolvimento e aprendizagem; como se dá a aprendizagem; relação entre esses processos; principais teóricos que tecem essa abordagem; os conceitos que os autores citados destacam que são relevantes para prática. Na fundamentação, nos apoiamos nos estudos epistemológicos de Vigotski e de outros autores. As análises dos resultados apontaram que as entrevistadas compreendem os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana como indissociáveis, porém, a minoria explicou com coerência esses processos em Vigotski e Piaget. Pudemos observar que o nível de compreensão dos docentes é mínimo, chegando a confundir a teoria de Vigotski com demais teóricos da psicologia, o que corrobora com as colocações de Duarte (2006) sobre as práticas do “aprender a aprender” (construtivismo), presentes na sociedade contemporânea. As investigações científicas, segundo o referencial teórico e os depoimentos, levaram-nos a concluir a necessidade de uma reestruturação nas práticas pedagógicas, principalmente porque implica a questão ético-profissional da formação que tem por objetivo fundamental educar e capacitar às gerações futuras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectAprendizagem humanapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleConcepções dos(as) professores(as) dos anos iniciais sobre desenvolvimento e aprendizagem humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ednalva Figueira Silva.pdf32.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.