Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9607
Título: Resistência e negritude em Campina Grande: o movimento negro no centenário da abolição
Autor(es): Ribeiro, Mônica dos Santos
Palavras-chave: Identidade negra
Negritude
História local
Campina Grande
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão acerca da negritude e da resistência negra no Centenário da Abolição na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Para conseguir compreender o processo de resistência, recorremos não só à historiografia sobre a escravidão, bem como à bibliografia especializada sobre Campina Grande (LIMA, 2010). Para analisar as atuações do Movimento Negro na cidade, utilizamo-nos de pesquisas anteriores (FARIAS, 2001) e à documentação produzida tanto pelo Movimento como pela Comissão do Centenário da Abolição. Quanto ao conceito mutante de identidade, remetemo-nos a Stuart Hall (2006). Além disso, buscamos compreender como surgiu o Movimento Negro nessa cidade e como ele se comportou, ou seja, suas ações e práticas, principalmente, no ano em que se comemorou o aniversário de cem anos da Abolição da Escravidão. Por fim, ressaltamos a importância da construção de uma identidade negra que é passível de transformação, mas fundamental para o surgimento da militância.
Descrição: Ribeiro, M. dos S. Resistência e negritude em Campina Grande: o movimento negro no centenário da abolição. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9607
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica dos Santos Ribeiro.pdf922.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.