Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9608
Título: Afetividade e educação infantil: um elo indispensável
Autor(es): Souza, Fany Silva de
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Afetividade
Data do documento: 2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a concepção dos professores da Educação Infantil sobre o papel das emoções no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, investigar sobre a relação professor – criança no contexto da educação infantil e refletir sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade. Elegemos, como interlocutores para discutir e analisar os dados autores como Wallon (1995), Piaget (1983), Galvão (2001) Dantas (1992) e outros. Participaram da pesquisa seis professoras de educação infantil. Elegemos uma metodologia de caráter qualitativo, portanto nos utilizamos da técnica de entrevista semi-estruturada, cuja fala das participantes foram gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas, através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos indicam que as professoras consideram a dimensão afetiva muito importante na educação infantil, pois percebem o afeto como fundamental e importante para o desenvolvimento da criança. Ademais, reconhecem que as emoções são uma forma de comunicação da criança, desde os primeiros meses de vida. Por fim, consideram importante a relação afetiva na educação infantil.
Descrição: Souza, F. S. de. Afetividade e educação infantil: um elo indispensável. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9608
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fany Silva de Souza.pdf812.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.