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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9608
Título: | Afetividade e educação infantil: um elo indispensável |
Autor(es): | Souza, Fany Silva de |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenvolvimento infantil Afetividade |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a concepção dos professores da Educação Infantil sobre o papel das emoções no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade, investigar sobre a relação professor – criança no contexto da educação infantil e refletir sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade. Elegemos, como interlocutores para discutir e analisar os dados autores como Wallon (1995), Piaget (1983), Galvão (2001) Dantas (1992) e outros. Participaram da pesquisa seis professoras de educação infantil. Elegemos uma metodologia de caráter qualitativo, portanto nos utilizamos da técnica de entrevista semi-estruturada, cuja fala das participantes foram gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas, através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos indicam que as professoras consideram a dimensão afetiva muito importante na educação infantil, pois percebem o afeto como fundamental e importante para o desenvolvimento da criança. Ademais, reconhecem que as emoções são uma forma de comunicação da criança, desde os primeiros meses de vida. Por fim, consideram importante a relação afetiva na educação infantil. |
Descrição: | Souza, F. S. de. Afetividade e educação infantil: um elo indispensável. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9608 |
Aparece nas coleções: | I - FPEB - Monografias |
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