Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9616
Título: As Malvinas e a segurança sul-americana
Autor(es): Cordeiro, Nillo Carlos Tertuliano
Palavras-chave: Segurança sul-americana
Malvinas
Militarização
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: O arquipélago das Malvinas é um território em disputa desde 1833, quando o Reino Unido, mediante uso da força, se apossou do território argentino. Este artigo versará sobre os antecedentes históricos que sustentam a ilegitimidade da presença britânica nas ilhas e também apresentará algumas questões que podem explicar o obstinado esforço que empreende o Reino Unido para se manter no Atlântico Sul, revelando-se esta uma questão que extrapola as fronteiras da Argentina. O objetivo deste trabalho parte da seguinte hipótese: a presença britânica nas Ilhas Malvinas e sua crescente militarização representa uma ameaça não somente à segurança da Argentina, mas a todo o continente sul-americano. Portanto, este estudo se estruturará em uma metodologia qualitativo-descritivo-bibliográfica sobre os temas da importância estratégica que as Malvinas têm na região subantártica, a militarização que empreende o Reino Unido nas ilhas e a ameaça que isso pode representar para a segurança do continente sul-americano.
Descrição: CORDEIRO, N. C. T. As Malvinas e a segurança sul-americana. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9616
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nillo Carlos Tertuliano Cordeiro.pdfNillo Carlos Tertuliano Cordeiro813.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.