Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9617
Título: A necessidade de proteção dos migrantes haitianos na América Latina após o terremoto de 2010
Autor(es): Farias, Nara Braga Cavalcante de
Palavras-chave: Migrantes haitianos
Terremoto do Haiti
Migração na América Latina
Data do documento: 18-Jun-2013
Resumo: Esse artigo analisa a necessidade de proteção dos migrantes haitianos na América Latina, que foram forçados a migrar rumo a outros países da região após o terremoto que acometeu o Haiti em 12 de Janeiro de 2010. Para tanto, o artigo apresenta um breve histórico das migrações na região do caribe, com foco no Haiti como principal emissor destes migrantes e, em seguida, caracteriza o país em níveis político, socioeconômico, jurídico e ambiental, para que se torne mais fácil compreender o contexto em que vivem os haitianos e o que pode motivar os deslocamentos. Depois, descreve-se a situação de vulnerabilidade do Haiti, o terremoto ocorrido em janeiro de 2010 e suas principais consequências, particularmente o deslocamento de milhares de pessoas para fora do país. Tendo em vista os fluxos de migrantes contínuos gerados por esta catástrofe, é feita uma análise da teoria de Persuasão por Cruzamento de Assuntos de Betts, que ao ser aplicada à realidade da situação dos migrantes haitianos na América Latina, poderia contribuir, por meio da cooperação entre áreas temáticas, para maior engajamento dos países na proteção destes indivíduos. O estudo foi feito por meio de pesquisa explicativa e, a abordagem metodológica utilizada foi predominantemente qualitativa com enfoque indutivo na análise de dados. Utilizou-se, por fim, de pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: FARIAS, N. B. C. de. A necessidade de proteção dos migrantes haitianos na América Latina após o terremoto de 2010. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9617
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nara Braga Cavalcante de Farias.pdfNara Braga Cavalcante de Farias358.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.