Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9619
Título: | O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas |
Autor(es): | Bezerra, Josinaldo de Pontes |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Matemática Aprendizagem |
Data do documento: | 4-Mai-2016 |
Resumo: | Este trabalho investiga o ensino da Matemática, no contexto dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assumiu como principal objetivo analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos desta modalidade educativa, no que se refere à resolução dos problemas matemáticos, com vistas a refletir sobre o papel exercido pela prática pedagógica na superação dos limites encontrados. Participaram dessa pesquisa alunos do 2º ano do Ensino Médio, matriculados e freqüentando as aulas de uma escola pública da rede estadual paraibana. A metodologia de trabalho situou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso do questionário como instrumento de para a coleta de dados. Os resultados indicaram que os alunos da EJA reconhecem a importância do conhecimento matemático para melhor elucidar questões que enfrentam em seu cotidiano. Todavia, estes mesmos jovens e adultos apresentam limites de compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, cujas dificuldades estariam relacionadas às práticas educativas tradicionais, pouco problematizadoras e que não oportunizam uma reflexão crítica dos conteúdos estudados na escola. A Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica, requisita dos educadores especificidades para um agir metodológico que guie e oriente o caminho para a prática pedagógica eficaz no sentido de responder as demandas sociais contemporâneas. Os alunos da EJA devem ser instigados para perceber a Matemática em seu caráter prático, pois tanto os permitirá resolver problemas do seu dia-a-dia e exercer sua cidadania. O ensino e a aprendizagem da Matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, que tem como objetivo os aspectos práticos. |
Descrição: | BEZERRA, Josinaldo de Pontes. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9619 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josinaldo de Pontes Bezerra.pdf | PDF - Josinaldo de Pontes Bezerra.pdf | 924.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.