Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9619
Título: O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas
Autor(es): Bezerra, Josinaldo de Pontes
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Matemática
Aprendizagem
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Este trabalho investiga o ensino da Matemática, no contexto dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assumiu como principal objetivo analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos desta modalidade educativa, no que se refere à resolução dos problemas matemáticos, com vistas a refletir sobre o papel exercido pela prática pedagógica na superação dos limites encontrados. Participaram dessa pesquisa alunos do 2º ano do Ensino Médio, matriculados e freqüentando as aulas de uma escola pública da rede estadual paraibana. A metodologia de trabalho situou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso do questionário como instrumento de para a coleta de dados. Os resultados indicaram que os alunos da EJA reconhecem a importância do conhecimento matemático para melhor elucidar questões que enfrentam em seu cotidiano. Todavia, estes mesmos jovens e adultos apresentam limites de compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos, cujas dificuldades estariam relacionadas às práticas educativas tradicionais, pouco problematizadoras e que não oportunizam uma reflexão crítica dos conteúdos estudados na escola. A Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica, requisita dos educadores especificidades para um agir metodológico que guie e oriente o caminho para a prática pedagógica eficaz no sentido de responder as demandas sociais contemporâneas. Os alunos da EJA devem ser instigados para perceber a Matemática em seu caráter prático, pois tanto os permitirá resolver problemas do seu dia-a-dia e exercer sua cidadania. O ensino e a aprendizagem da Matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, que tem como objetivo os aspectos práticos.
Descrição: BEZERRA, Josinaldo de Pontes. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: enfrentando as dificuldades nos problemas e soluções matemáticas. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9619
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo de Pontes Bezerra.pdfPDF - Josinaldo de Pontes Bezerra.pdf924.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.