Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9642
Título: Ensino de filosofia com música: uma perspectiva metodológica lúdico - reflexiva
Autor(es): Paiva, Francisco Júnior Damasceno
Palavras-chave: Educação
Ludicidade
Música
Filosofia
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: A partir do ano de 2008 a Filosofia volta aos currículos do Ensino Médio no País. Atuando como professor desta disciplina, percebemos as dificuldades de comunicação com os jovens. Há uma barreira a ser vencida entre os alunos, o conteúdo e a linguagem da Filosofia. Os jovens hoje estão ligados à tecnologia e a cultura. Ao mesmo tempo, a música é um elemento de agregação desses jovens em diversas tribos urbanas. A Música vem se apresentando como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem da Filosofia. Precisamos compreender as dificuldades de comunicação e de aceitação por parte dos jovens do Ensino Médio para assimilar os conteúdos da disciplina Filosofia. Para muitos desses jovens a Filosofia é algo distante e sem ligação com a sua vida e a sua realidade. Por isso, os professores de Filosofia sentem-se desmotivados ou frustrados na sua tarefa de mostrar a importância da Filosofia, não só para a fase escolar, mas também para a vida desses jovens. O presente estudo teve como método a pesquisa bibliográfica sobre o tema, a análise desses textos a partir da história e da realidade nacional da educação; assim como a comparação com canções que abordam questões filosóficas, históricas, politicas, sociológicas e educacionais. Também fizemos o levantamento de experiências inovadoras no campo do ensino de filosofia com música nas escolas de nível médio do Brasil. O trabalho divide-se em seis partes. Na primeira parte apresentamos um breve histórico sobre a filosofiano Ensino Médio no Brasil dos primórdios até a atualidade, além de uma exposição da legislação referente a esse ensino. Na segunda parte abordamos as dificuldades e os desafios desse ensino no nosso país. Na terceira parte, por sua vez, discutimos as metodologias do ensino de filosofia à luz das tendências pedagógicas. Na quarta parte enfocamos os jovens como sujeitos da educação. Na quinta e penúltima parte desenhamos um rápido panorama da relação entre filosofia e música, da antiguidade à contemporaneidade. Por fim, na sexta e última parte, a temática é o ensino de filosofia com música no Brasil, onde expomos um projeto, uma atividade e algumas experiências de filosofia com música desenvolvidas no ensino médio de 2008 até hoje no Brasil. Podemos concluir que o recurso da música como elemento motivador vem revelando-se um caminho eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos filosóficos, junto aos jovens educandos das escolas de ensino médio em todo o país
Descrição: PAIVA, Francisco Júnior Damasceno. Ensino de filosofia com música: uma perspectiva metodológica lúdico - reflexiva. 2014. 63f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9642
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Júnior Damasceno Paiva.pdfPDF - Francisco Júnior Damasceno Paiva933.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.