Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9645
Título: Etnomatemática: o ensino da matemática na educação indígena
Autor(es): Assis, Francisco Guimarães de
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação
Matemática
Indígena
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Ao observar o nosso redor, podemos perceber que a todo momento as pessoas estão vivenciando ações de contar, fazendo comparações, medições, entre outras situações que nos faz reconhecer que a Matemática está presente em novas vidas. Este trabalho, de cunho bibliográfico, foca a importância dessa ciência em nossas vidas, principalmente nas situações cotidianas, que exigem conhecimento matemático para serem resolvidas. Para isso, é abordado, como foco principal, o ensino da Matemática na educação indígena, partindo do entendimento sobre a Etnomatemática, embasado em documentos oficias como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena (RCNEI), que tratam essa modalidade como sendo um ensino próprio, que surge do ambiente sociocultural em que os alunos estão inseridos, chamado de diferenciado, bem como essa temática tem sido abordada no Estado da Paraíba
Descrição: ASSIS, Francisco Guimarães de. Etnomatemática: o ensino da matemática na educação indígena. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9645
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francosco Guimarães de Assis.pdfPDF - Francisco Guimarães de Assis1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.