Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9652
Título: O discurso político sob a perspectiva da análise do discurso em Eu marcharei na tua luta: a vida de Elizabeth Teixeira
Autor(es): Lima, Gizelda Ferreira do Nascimento
Palavras-chave: Análise do discurso
Discurso político
Memória
Data do documento: 11-Jun-2014
Resumo: Na presente pesquisa, analisamos o discurso político presente no livro Eu Marcharei na Tua Luta: A vida de Elizabeth Teixeira (2012), organizado por Lourdes Bandeira, Neide Miele e Rosa Silveira. Esta obra foi reeditada em 2011, pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, EDUEPB, como forma de homenagear o líder das Ligas Camponesas da Paraíba, João Pedro Teixeira. Traz como tema central a história de luta de Elizabeth Teixeira, uma das mulheres mais importantes das Ligas Camponesas. Como objetivo, propomos analisar as diferentes posições sujeito presentes no discurso político, da líder camponesa Elizabeth Teixeira, sob a perspectiva da Análise do Discurso, no livro Eu marcharei na tua luta: A vida de Elizabeth Teixeira (2012). Tomando como base as discussões presentes na obra, desenvolvemos nossa análise a partir da importância teórica da memória para a construção da obra, bem como da mudança de discurso apresentado pela autora antes e após a morte do seu marido, Pedro Teixeira. Para tanto, discutimos alguns conceitos centrais da Análise do Discurso da linha francesa: ideologia, discurso, memória, formação discursiva e condições de produção. Os procedimentos metodológicos adotados centram-se na pesquisa bibliográfica e descritiva, uma vez que visa a analisar o discurso feminino através do material teórico já existente sobre o tema. Ao longo da nossa análise foi possível perceber que a condição feminina imposta pelo contexto histórico e social foi responsável por criar vários empecilhos para a representação de Elizabeth Teixeira. No discurso da autora ficou sempre bem marcada a dificuldade que ela sentia em conciliar seus diferentes papéis como mulher, esposa, mãe e líder camponesa. Ao final deste trabalho concluímos que a história, a ideologia e a memória foram indispensáveis para a construção do discurso de Elizabeth Teixeira. Um discurso de resistência que ultrapassou a barreira do silêncio ao se inscrever na história.
Descrição: Lima, G. F. do N. O discurso político sob a perspectiva da análise do discurso em Eu marcharei na tua luta: a vida de Elizabeth Teixeira. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9652
Aparece nas coleções:I - LP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizelda Ferreira do Nascimento Lima.pdf866.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.