Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Alisson Clauber Mendes de-
dc.date.accessioned2016-05-06T13:03:46Z-
dc.date.available2016-05-06T13:03:46Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9655-
dc.descriptionAlencar, A. C. M. de. Para além do ambiente escolar: contribuições do site Flickr para o ensino e aprendizagem das categorias geográficas. 2014. 58f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractCom a implantação da internet e de múltiplos recursos tecnológicos no ambiente escolar, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Partindo de tal pressuposto, foi desenvolvida uma proposta de estudo, com os discentes do 2º ano “B” do ensino médio, do período vespertino, da E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos, localizada no Município de São João do Cariri – PB, tendo por objetivos analisar e discutir nas aulas de Geografia, as categorias de análises desta ciência. A referida turma foi subdividida em quatro grupos, onde via sorteio, cada grupo ficou responsável por fazer um apanhado teórico sobre cada categoria (região, território, lugar e paisagem), sendo que a categoria espaço seria comum a todos os grupos. Num segundo momento foram solicitadas as equipes a produção de álbuns com registros fotográficos que expressassem na ótica dos discentes as referidas categorias de análises. Destarte, foi aberta uma conta para a turma no site Flickr, que possui por princípio de funcionamento armazenar, compartilhar e comentar as fotografias. Esta última funcionalidade estabeleceu a correlação entre teoria e prática, a partir do embasamento discutido em sala de aula, ou seja, uma contextualização do recorte espacial fotografado pelos discentes. Esta ferramenta metodológica foi de grande relevância para o desenvolvimento da emancipação dos discentes, já que participaram como protagonistas no processo educativo. Mediante os procedimentos teóricos e metodológicos da Teoria de Vygotsky (2007), bem como dos princípios da Geografia Crítica (materialismo histórico e dialético), visa-se estabelecer experiências concretas que considerem as Categorias de Análises Geográficas não de forma hierárquica ou fragmentada, como se constitui na análise tradicional, mas em torno de suas totalidades, procurando estabelecer relações entre as mesmas, a partir de uma educação contextualizada e conectada com o espaço vivido e percebido pelos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra de Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectFlickr - Site da Webpt_BR
dc.subjectHospedagem de imagens fotográficaspt_BR
dc.titlePara além do ambiente escolar: contribuições do site Flickr para o ensino e aprendizagem das categorias geográficaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Clauber Mendes de Alencar.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.