Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Orlandy de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-06T16:02:51Z | - |
dc.date.available | 2016-05-06T16:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-05 | - |
dc.identifier.other | CCD 371.200 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9660 | - |
dc.description | MELO, Orlandy de Souza. Um olhar sobre a gestão escolar democrática na perspectiva humanista. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo a reflexão sobre a importância da gestão democrática na educação, tomando como referencial teórico o conceito pioneiro de democracia e gestão escolar humanitária proposto no início do século por Alexander Neill, a criação de sua inovadora escola de Summerhill, bem comoa adoção da pedagogia libertária e deum sistema educacional humanístico. O objetivo é, portanto, estabelecer uma relação dos princípios inerentes a este paradigma e seu método de conexão com a individualidade subjetiva de cada aluno livre, em oposição ao modelo de gestão democrática adotado em nosso país, através da ideia de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Para trilhar este caminho, algumas dificuldades deveram ser superadas e alguns questionamentos devem ser esclarecidos, a saber:Como é possível dentro de nosso contexto escolar público estadual, superar a infelicidade causada pela repressão e o sistema de modelos imposto pela sociedade,pela família e pela educação tradicional? Como é possível estabelecer um modelo de gestão democrática dentro de uma realidade escolar tão particular e adversa como a nossa? Na busca por essas respostas, realizaremos uma pesquisa bibliográfica de autores e artigos científicos diversos, visando estabelecer uma análise dos fundamentos que possam esclarecer esses impasses | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Estevam Dedalus Pereira Aguiar Mendes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Gestão humanitária | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a gestão escolar democrática na perspectiva humanista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Orlandy de Souza Melo.pdf | PDF - Orlandy de Souza Melo | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.