Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peixoto, Luiz Mangueira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-06T16:03:47Z | - |
dc.date.available | 2016-05-06T16:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9661 | - |
dc.description | PEIXOTO, Luiz Mangueira. Cartografia de saberes: laboratório de geografia escolar, uma experiência na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo sobre as práticas do Laboratório de Geografia Escolar na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha em João Pessoa (PB). Busca-se, através de um estudo de caso da Escola, compreender a importância de suas atividades e potencialidades no auxílio ao processo ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia, desde a criação do seu Laboratório em 2011 até o ano de 2014. A iniciativa de pesquisar essas atividades partiu da necessidade de avaliar a prática dos professores de Geografia, bem como a motivação desses professores e dos alunos, principalmente, nas aulas dessa disciplina escolar. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica sobre educação, com as teorias de Moacir Gadotti e pesquisa participativa e de campo, utilizando-se de questionários com perguntas objetivas para colher depoimentos de alunos e professores envolvidos no contexto escolar, leituras especializadas, fichamentos, bem como a vivência e a experiência da atividade de docência. Como resultados pode-se apresentar que esta experiência torna-se significativa a partir do momento que ela possibilita obter algumas respostas a respeito da funcionalidade do laboratório e da importância de se utilizar um espaço como esse na disciplina de Geografia. Constata-se, também, o quanto o Laboratório de Geografia potencializa a disciplina e contribui para a construção do conhecimento, promovendo a aproximação de alunos e professores com materiais concretos e temas relacionados ao objeto de estudo da Geografia através das práticas que estimulam a sua participação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ingrid Farias Fechine Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Cartografia de saberes: laboratório de geografia escolar, uma experiência na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiz Mangueira Peixoto.pdf | PDF - Luiz Mangueira Peixoto | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.