Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeixoto, Luiz Mangueira-
dc.date.accessioned2016-05-06T16:03:47Z-
dc.date.available2016-05-06T16:03:47Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.otherCDD 372.981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9661-
dc.descriptionPEIXOTO, Luiz Mangueira. Cartografia de saberes: laboratório de geografia escolar, uma experiência na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEstudo sobre as práticas do Laboratório de Geografia Escolar na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha em João Pessoa (PB). Busca-se, através de um estudo de caso da Escola, compreender a importância de suas atividades e potencialidades no auxílio ao processo ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia, desde a criação do seu Laboratório em 2011 até o ano de 2014. A iniciativa de pesquisar essas atividades partiu da necessidade de avaliar a prática dos professores de Geografia, bem como a motivação desses professores e dos alunos, principalmente, nas aulas dessa disciplina escolar. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica sobre educação, com as teorias de Moacir Gadotti e pesquisa participativa e de campo, utilizando-se de questionários com perguntas objetivas para colher depoimentos de alunos e professores envolvidos no contexto escolar, leituras especializadas, fichamentos, bem como a vivência e a experiência da atividade de docência. Como resultados pode-se apresentar que esta experiência torna-se significativa a partir do momento que ela possibilita obter algumas respostas a respeito da funcionalidade do laboratório e da importância de se utilizar um espaço como esse na disciplina de Geografia. Constata-se, também, o quanto o Laboratório de Geografia potencializa a disciplina e contribui para a construção do conhecimento, promovendo a aproximação de alunos e professores com materiais concretos e temas relacionados ao objeto de estudo da Geografia através das práticas que estimulam a sua participaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ingrid Farias Fechine Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectLaboratório de Geografiapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleCartografia de saberes: laboratório de geografia escolar, uma experiência na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminhapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Mangueira Peixoto.pdfPDF - Luiz Mangueira Peixoto2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.