Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9682
Título: Influências do programa mais educação no processo de formação de escolares da escola estadual de ensino fundamental Epitácio Pessoa
Autor(es): Santos, Paulo Samuel dos
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Diagnóstico
Contribuições
Socialização
Data do documento: 6-Mai-2016
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar quais as principais influências do Programa Mais Educação, no que diz respeito à formação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa localizado em João Pessoa- PB. Foram analisados trinta questionários, referente às impressões do corpo diretivo, coordenadores, professoras do ensino regular, monitores e alunos do Programa Mais Educação a respeito da atuação do citado programa. A coleta de dados ocorreu durante o mês de setembro do corrente ano, a partir da análise dos questionários, buscamos fazer um diagnóstico do contexto escolar em que são realizadas as atividades e das concretizações efetivas do programa, além disso, procuramos indicar soluções para as discrepâncias encontradas. Para tal nos apropriamos do referencial teórico levantado na pesquisa, bem como consultamos outras experiências bem sucedidas de proposta semelhantes ao Programa Mais Educação. Tendo em vista nossos objetivos optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, exploratória e de corte transversal, na análise das respostas utilizamos a técnica da análise do discurso. A pesquisa apresentou como principais contribuições do programa a diminuição da agressividade e violência, aumento do interesse e participação nas aulas, ampliação da capacidade de socialização e, sobretudo da aprendizagem dos alunos. Entre as discrepâncias observadas, podemos citar; a falta de estrutura adequada para funcionamento da escola em tempo integral, o planejamento ainda pouco articulado entre professores e monitores e relativa desvalorização da função de monitor, tanto do ponto de vista da remuneração, como também naquilo que se refere ao processo de seleção desses profissionais.
Descrição: SANTOS, Paulo Samuel dos. Influências do programa mais educação no processo de formação de escolares da escola estadual de ensino fundamental Epitácio Pessoa. 2014. 65f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9682
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Samuel dos Santos.pdfPDF - Paulo Samuel dos Santos.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.