Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9698
Título: A linguagem no contexto educacional
Autor(es): Araújo, Ana Lúcia Castro de
Palavras-chave: Comportamento linguístico
Contexto escolar
Variação linguística
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o comportamento linguístico no contexto educacional, partindo do pressuposto de que as dificuldades de comunicação em sala de aula são de cunho sociológico e estão intrinsecamente ligadas às ideologias que defendem unicamente a norma culta em detrimento de outras variações linguísticas. Através dos arcabouços teóricos de Soares (2000) e Palomo (2014), adotamos a concepção de linguagem como forma de interação e através dela apresentamos as supostas diferenças entre os comportamentos linguísticos de professores e alunos no contexto escolar, e como essas diferenças podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para tanto, nos atemos às pesquisas bibliográficas e documentais, verificando as concepções teóricas acerca dessas diferenças linguísticas na relação dialógica em sala de aula. A partir de um diagnóstico preciso, comunidades escolares podem utilizá-lo como indicador sobre quais comportamentos poderiam ser alterados visando à melhora dos índices de aprendizagem
Descrição: ARAÚJO, Ana Lúcia Castro de. A linguagem no contexto educacional. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9698
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia Castro de Araújo.pdfPDF - Ana Lúcia Castro de Araújo469.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.