Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9698
Título: | A linguagem no contexto educacional |
Autor(es): | Araújo, Ana Lúcia Castro de |
Palavras-chave: | Comportamento linguístico Contexto escolar Variação linguística |
Data do documento: | 10-Mai-2016 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar o comportamento linguístico no contexto educacional, partindo do pressuposto de que as dificuldades de comunicação em sala de aula são de cunho sociológico e estão intrinsecamente ligadas às ideologias que defendem unicamente a norma culta em detrimento de outras variações linguísticas. Através dos arcabouços teóricos de Soares (2000) e Palomo (2014), adotamos a concepção de linguagem como forma de interação e através dela apresentamos as supostas diferenças entre os comportamentos linguísticos de professores e alunos no contexto escolar, e como essas diferenças podem influenciar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Para tanto, nos atemos às pesquisas bibliográficas e documentais, verificando as concepções teóricas acerca dessas diferenças linguísticas na relação dialógica em sala de aula. A partir de um diagnóstico preciso, comunidades escolares podem utilizá-lo como indicador sobre quais comportamentos poderiam ser alterados visando à melhora dos índices de aprendizagem |
Descrição: | ARAÚJO, Ana Lúcia Castro de. A linguagem no contexto educacional. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9698 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Lúcia Castro de Araújo.pdf | PDF - Ana Lúcia Castro de Araújo | 469.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.