Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9707
Título: Interdisciplinaridade no ensino de matemática e língua portuguesa: algumas possibilidades
Autor(es): Rêgo, Robervan Luiz da Silva
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Matemática
Língua Portuguesa
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho, focando a interdisciplinaridade, tem como objetivo propor uma visão curricular não fragmentada, inter-relacionando os saberes e fazeres próprios dos componentes de Língua portuguesa e Matemática. Constituída mediante pesquisa de campo, observando as práticas e entrevistando professores dessas disciplinas e respectivos alunos do Ensino Médio, objetivamos analisar o contato de docentes e discentes com atividades interdisciplinares, propondo, pós-análise, algumas possibilidades de interação entre esses atores sociais. A pesquisa foi auxiliada por 3 (três) formulários de perguntas, sendo que 2 (dois) - contendo 11 (onze) perguntas - direcionadas aos professores, com o intuito de diagnosticar a posição dos mesmos à respeito dos processos didáticos interdisciplinares, e outro questionário, voltado aos alunos do 3º (terceiro) ano do Ensino Médio, contendo, este, 8 (oito) perguntas para verificar os principais motivos do baixo desempenho dos discentes nessas disciplinas, bem como diagnosticar a postura dos alunos sobre as relações entre os componentes mencionados, tidos como “totalmente distintas”. Pelos resultados, a pesquisa comprovou o papel fundamental da interdisciplinaridade. Os entrevistados, professores e alunos, concordam que a inter-relação planejada dos saberes e fazeres disciplinares é uma postura didática eficaz. Entretanto, percebemos, ainda, que falta – para eles - um contato direto com esta prática
Descrição: RÊGO, Robervan Luiz da Silva. Interdisciplinaridade no ensino de matemática e língua portuguesa: algumas possibilidades. 2014. 52f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9707
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robervan Luiz da Silva Rêgo.pdfPDF - Robervan Luiz da Silva Rêgo907.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.